Connect with us

Informação

Das refinarias até o seu veículo, veja o caminho do combustível no Brasil

De onde vem a gasolina que eu acabei de colocar no tanque do meu carro? Veja em alguns passos simples o caminho do combustível no Brasil.

Embora, a grande maioria das pessoas diriam que seus combustíveis vem diretamente da distribuidora, tais como Ipiranga, BR, Shell entre outras, uma coisa é fato.

Elas estão erradas.

Erradas? Como assim? Eu sempre abasteço em um posto Ipiranga, quer dizer então que a gasolina dele não vem da Ipiranga?

Bem, foi exatamente para responder a essa pergunta, que eu escrevi esse artigo te mostrando o que acontece desde a refinaria até os postos. Assim você vai conhecer o real caminho do combustível no Brasil.

Conheça os envolvidos no processo

Antes de começar a te explicar o caminho do combustível você precisa conhecer todos os envolvidos nesse processo, desde a fabricação, até o tanque do seu veículo.

Eu poderia explicar em detalhes cada um dos envolvidos, no entanto, o objetivo aqui é apenas te mostrar como o combustível chega até você de uma forma clara e bem resumida.

Por isso, eu resumi em 4 o número de envolvidos no caminho do combustível, que são:

1 – Refinarias – Onde o petróleo é transformado em combustível.

2 – Bases – Local onde o combustível pronto fica armazenado para transporte.

3 – Distribuidoras – Ipiranga, Shell, BR, etc.

4 – Postos Revendedores – Esses são os postos que você está acostumado a abastecer mesmo.

A primeira parada no caminho – As Refinarias

caminho do combustível refinaria

Aqui é onde a mágica acontece, as refinarias recebem o petróleo bruto e iniciam a produção dos combustíveis que irão chegar no seu veículo.

Esse tempo de produção pode variar de produto para produto. Onde é considerado desde a qualidade do petróleo até o tipo de combustível a ser produzido.

No caso da gasolina, por exemplo, o tempo de produção pode durar de algumas horas até semanas inteiras.

Depois de pronto, os combustíveis seguem para o seu segundo destino, que são as bases distribuidoras.

Esse caminho do combustível da refinaria até as bases costuma acontecer de 3 formas diferentes, através de trens, navios ou dutos subterrâneos.

A segunda parada no caminho – As Bases de distribuição

Acima você vê uma foto da base da Oil Tanking que fica na cidade de Vila Velha no ES. No caso acima, o combustível chega através de navios que descarregam nos grande reservatórios da base acima.

E é nesse ponto que todas as suas crenças sobre combustível acabam.

Como assim?

Simples. Assim que o combustível chega na base ele fica disponível para que as distribuidoras possam retirá-lo e transportar até os postos revendedores.

E esse é um ponto importante, as bases de distribuição só recebem 4 tipos de combustível diferentes, que são:

1 – Gasolina Comum

2 – Etanol

3 – Diesel S10

4 – Diesel S500

Os combustíveis aditivados são “produzidos” a partir desses produtos, ali mesmo na base e ficam por conta da própria distribuidora, essa eu deixo para um próximo artigo.

A terceira parada no caminho – As Distribuidoras

As distribuidoras compram o combustível e retiram diretamente nas Bases de Distribuição.

E aqui entra um detalhe muito interessante no processo e que muita gente ainda não acredita quando a gente comenta por aí.

Veja bem, todas as distribuidoras, sem exceção, retiram o mesmo produto nas bases de distribuição.

E o que isso quer dizer?

Isso mesmo que você entendeu. A mesma gasolina que é distribuída pela Ipiranga é também distribuída pela Shell, pela BR, pela Ale e por todas as outras.

Pra ficar claro, em um dia normal de operação nas bases de distribuição, o caminhão de transporte da Ipiranga encosta para carregar e atrás dele, numa espécie de fila indiana, encosta o caminhão da Shell e todas as outras distribuidoras, que irão receber a gasolina da mesma “torneira”.

Sendo assim, todas as vezes, que alguém chegar para você e falar que a Gasolina da distribuidora X é melhor do que a da distribuidora Y você já sabe que ele está ficando louco. Porque o produto no fim das contas é o mesmo.

Claro, que, existem algumas ressalvas nessa afirmação, isso porque algumas distribuidoras possuem gasolinas especiais, como a Podium da BR e a Octapro na Ipiranga. Nesses casos, essas gasolinas “especiais” são produzidas diretamente pelas distribuidoras.

Lá mesmo na base os tanques dos caminhões transportadores são lacrados e o combustível segue destino para a última parada, os postos revendedores.

A quarta parada no caminho – Postos Revendedores

Ao chegar no Posto Revendedor, um funcionário capacitado faz uma análise prévia do combustível antes de descarregá-lo nos tanques do Posto.

Nessa análise são avaliados diversos fatores, tais como, temperatura, densidade e porcentagem de Álcool, no caso da gasolina.

Essa análise garante a qualidade do produto e dura em torno de 20 minutos. Somente após o resultado dos teste é que o combustível é descarregado nos tanques e fica disponível para ser comercializado.

Agora é só você parar para abastecer e aquele combustível que saiu lá da refinaria vai direto para o tanque do seu veículo, finalizando assim o caminho do combustível no Brasil.

Extra – O que pode influenciar a qualidade do produto nesse caminho.

Bem, durante todo o caminho do combustível, não existem muitos fatores que podem prejudicar a qualidade dos produtos.

No entanto, no momento da chegada do combustível no Posto Revendedor é fundamental que um funcionário capacitado faça a análise dos produtos conforme norma da ANP e garanta a qualidade do produto que ele está recebendo.

Além disso, combustível tem data de validade, sendo assim, caso o Posto Revendedor mantenha o produto em seus tanques por muito tempo, sem circulação, ou seja, sem que produto novo seja descarregado. O que pode acontecer é de o combustível velho diminuir sua octanagem e perder a qualidade.

Então, você deve sempre avaliar se o Posto Revendedor que você abastece cumpre as normas de análise de produto e sempre faça o descarregamento de combustível novo em seus tanques. Assim você garante um combustível de qualidade.

Nos Postos Dois Irmãos nós recebemos novos produtos todos os dias e garantimos a qualidade do combustível que recebemos através de análises detalhadas feitas por funcionários treinados para isso.

Entre em contato com nosso setor comercial e receba uma proposta para se tornar nosso parceiro.

Saiba mais clicando aqui.

Espero que tenha gostado do artigo, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo.

Tenha um bom dia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *